• Atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h
  • 09
    13
    17

Como fazer para protestar um título?

A apresentação do título a protesto pode ser realizada presencialmente ou por meio da Central Nacional de Protesto - CENPROT.

Caso seja um título em meio fisico, deve ser apresentado diretamente no Tabelionato.

A apresentação de títulos em meio eletrônico ou popr indicação pode ser realizada por meio da CENPROT (Central Nacional de Protestos) no link site.cenprotnacional.org.br/login. Para o envio dos títulos, é necessário acessar o site, criar o login e a senha e transcrever os dados dos títulos a serem prenotados. Para este procedimento é necessário possuir certificado digital nos moldes da ICP-Brasil.

O pagamento prévio dos emolumentos é facultativo e se aplica

a) às pessoas jurídicas fiscalizadas por agências que regulam as atividades de serviços públicos que são executados por empresas privadas sob concessão, permissão ou autorização, na qualidade de credoras, bem como aos credores ou apresentantes de decisões judiciais transitadas em julgado oriundas da Justiça Estadual, da Justiça Federal ou da Justiça do Trabalho e à União Federal, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às suas respectivas Autarquias e Fundações Públicas no que concerne às suas certidões da dívida ativa.

b) a qualquer pessoa física ou jurídica.

Caso o devedor QUITE o título, o valor é reembolsado no dia útil seguinte à quitação. Caso o título seja PROTESTADO, as despesas devem ser pagas pelo interessado. Caso queira, o credor pode interromper o procedimento antes do título ser protestado, isto é, solicitar a DEVOLUÇÃO (RETIRADA) do título. Neste caso, os emolumentos devem ser pagos pelo interessado.