Belém do Pará é a porta de entrada da Amazônia e encanta os visitantes pela variedade cultural e gastronômica.
A capital paraense foi o cenário escolhido para abrigar o Convergência – Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívidas – em sua 15ª edição. Os tabeliães que estiverem presentes na cidade durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, além de terem acesso a uma imensa gama informações e ideias novas vindas das palestras que serão ministradas durante o evento, poderão desfrutar de momentos de descontração e enriquecimento histórico, aliadas à culinária e cultura típicas da região.
Nesta série de matérias especiais que o Jornal do Protesto apresenta para trazer o ambiente do Convergência 2017, a riqueza cultural e variedade de comidas ganham destaque.
O carimbó, tradicional ritmo paraense, peculiar por batidas em tambor e encontros com rodas de danças, transforma Belém do Pará em uma cidade alegre e sempre festiva. Já o Círio de Nazaré, é considerada a maior manifestação religiosa popular do País, que ocorre no mês de outubro e que atrai milhares de visitantes à região.
Outro ponto alto de Belém do Pará são os casarões centenários que se mantem de pé desde a época da invasão portuguesa e holandesa. Entre eles se destaca o Theatro da Paz, fundado em 15 de fevereiro de 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha no Brasil, que está localizado bem em frente ao Hotel Princesa Louçã, local de realização do Convergência 2017.
Os tabeliães também poderão ao longo dos dias ter acesso às várias opções gastronômicas como o Açaí com peixe frito, uma vez que Belém do Pará tem este prato como um de seus principais símbolos. Outro prato bem procurado por turistas e muito consumido pelos habitantes locais é o arroz com jambu, mistura do arroz utilizado habitualmente em todo Brasil com uma folha que anestesia a boca e faz sucesso entre os visitantes.
Já o Mercado Ver o Peso, tradicional na região, e localizado a dez minutos do local de realização do Convergência 2017, permitirá aos participantes que estiverem no Convergência conhecerem um mercado a céu aberto, criado no século XVII, e que encanta os turistas que podem chegar por lá durante todo o dia.