Parceria entre CEF e ARISP deixa financiamento de imóvel mais rápido
- POR JÉSSICA GALTER
- • 30 MARÇO, 2015
Cm o novo formulário eletrônico para processo de solicitações de financiamento de imóveis, a Caixa Econômica Federal (CEF) pretende reduzir de um mês para cinco dias as liberações de crédito, o que irá ajudar e muito quem compra imóveis na planta.
A parceria para grande aceleração é entre a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, que representa os cartórios do Estado de São Paulo, junto com a entidade bancária CEF.
As mudanças do sistema vai enviar os contratos de forma eletrônica para os cartórios, que terão cinco dias úteis para registrar os imóveis, o que desobrigará o cliente a ir até o cartório dar entrada no registro e depois entrega-lo na agência bancária. Com isso, o comprador só precisará entregar a documentação exigida assinada diretamente no banco. Ele receberá uma cópia física do registro e o PDF do registro eletrônico. Esta novidade traz benefícios para todos os envolvidos no processo.
Segundo o presidente da ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, “para uma cidade como São Paulo, o tráfego eletrônico desses documentos traz uma economia de tempo e dinheiro”. Ele citou também, como vantagem, a dificuldade de falsificação de um documento digital, lembrando que falsificar um documento de papel é fácil. Já o documento eletrônico trafega diretamente da CAIXA para o cartório e do cartório para a CAIXA.
.
Com informações InfoMoney e Caixa Imprensa