Serra e Cariacica ficaram de fora da pesquisa por não terem muitos lançamentos no período analisado, segundo a Ademi-ES
Mesmo com duas crises financeiras, os imóveis residenciais dos municípios de Vitória e Vila Velha tiveram valorização de mais de 200% em dez anos, de acordo com pesquisa realizada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Espírito Santo (Ademi-ES). Um apartamento que custava 70 mil em 2005, pode estar valendo até 220 mil hoje em Vitória, por exemplo, segundo a instituição.
A pesquisa abordou imóveis dos bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, Praia do Canto, Mata da Praia e Barro Vermelho, em Vitória, que tiveram valorização em média de 210,03%, e Praia da Costa, Itaparica e Itapoã, em Vila Velha, que tiveram valorização média de 218,15%. Outros municípios da Grande Vitória, como Serra e Cariacica, não foram analisados na pesquisa devido à quantidade de lançamentos imobiliários no período analisado.
Segundo o diretor da Ademi-ES, Eduardo Fontes, a valorização dos imóveis residenciais é vantajosa para os proprietários, porém pouco para as construtoras. “Acho que é mais para os proprietários que querem vender os imóveis depois. Para o incorporador fazer um novo lançamento fica muito caro, porque há uma escassez de terrenos. E a economia ainda não está muito bem para colocar um imóvel caro no mercado”, acrescenta.
Segundo a Ademi-ES, no período de dez anos, o investimento em imóveis superou a Renda Fixa, que teve desempenho de 185,77% e a poupança, que valorizou 104,02%.
Momento propício
Segundo Fontes, apesar da alta valorização, a compra de imóveis ainda está em momento propício, com descontos oferecidos pelas construtoras. Até o próximo domingo acontece o Salão do Imóvel, em Vila Velha, com imóveis residenciais e comerciais, com descontos de até 15%.
A psicóloga e terapeuta psicanalista Solange Góis, de 60 anos, está em busca de uma sala comercial para um consultório e está orçando valores. “Já comecei a ver. Estou vendo alguns preços e também a localidade para os clientes terem o melhor acesso. Acho que com essa alta oferta no mercado nós temos condições de comprar com o menor preço”, acredita.
Há opções com valores entre R$ 105 mil e R$ 6 milhões nas 25 construtoras que estão expondo no evento. O Salão do Imóvel acontece no Shopping Vila Velha, com horário entre 10 e 22 horas.
Fonte: Rádio CBN Vitória